sábado, maio 27, 2006
post de não esclarecimento
apenas se sabe que é do conhecimento geral, não se sabe mais nada, e é tudo. tudo não será, se não este post morreria na praia. ora, avancemos que o caminho é para a frente, isto se não estivermos frente ao precipício. as pessoas não prestam e, lá está: os boatos espalham-se à velocidade dos remates do eusébio. ouve-se aqui, conta-se ali, reconta-se acolá, inventam-se novos detalhes para dar mais realidade à coisa, e as vítimas dos boatos que se fodam que não estamos aqui para nos divertirmos. existem mil e uma versões dos factos - isto é uma forma de expressão - na verdade, e que seja do meu conhecimento, existem seis versões e meia; explicarei mais à frente a razão deste meio boato que por não cumprir os requisitos mínimos do boato fica-se pelo meio boato. bom, atirar merda à cara das pessoas não será certamente a melhor das atitudes, exceptuando os políticos e todas as moscas que zumbam em redor dos mesmos. o que ouviu conta em primeira mão ao que ainda não ouviu e lá vai o boato estrada fora, de ouvido em ouvido, chegando a tantos ouvidos quantos os quilómetros calcorreados pelo papa polaco. chega o boato aos ouvidos da sua vítima e esta apressa-se a desmentir e a caluniar os caluniadores. uma roda viva, ó larilas! merda! batem-me à porta: truz, truz! e lá vem a consciência! fodasse! passo a explicar: isto não era para acabar assim, mas à medida que fui escrevinhando este post a fada boa apressou-se a sussurrar-me ao ouvido que se calhar era melhor não, que ficasse por aqui. sigo o seu sábio conselho. fica tudo por dizer. emudeço. compreenda-se que estar aqui a relatar os seis boatos e meio seria alimentar ainda mais o boato, e não estou para isso. como não é nada comigo o melhor é chegar depressa ao fim da corda que a música está a acabar.
quinta-feira, maio 25, 2006
Benvenutto Maestro
Manuel César Rui Costa nasceu no bairro da Damaia concelho da Amadora, Lisboa. Aos cinco anos entrou para a equipa de infantis de futebol de salão do Damaia Ginásio Clube. Quatro anos depois, com 10 anos de idade, fez o seu primeiro treino de captação nos infantis do Benfica. Passados dez minutos de treino, Eusébio que estava a observar os futuros craques, ficou impressionado com as qualidades do jovem jogador. Durante oito anos aprimorou a qualidade e o estilo nas camadas jovens do Benfica até 1990. Representou o Fafe por uma época e regressou ao Benfica para vencer uma Taça de Portugal (1993) e o titulo de campeão nacional (93/94). Na época seguinte a Fiorentina desembolsou 1,2 milhões de contos (cerca de 6 milhões de euros), um balão de oxigénio para as finanças do clube na altura. Rui Costa ao longo das sete épocas que fez ao serviço da Fiorentina ganhou duas Taças de Itália e apesar das dificuldades conseguiu ser eleito o melhor nº 10 em Itália, 2000. Muitas foram as vezes em que se falou da sua saída, mas Rui Costa manteve-se fiel até não poder fazer mais nada pela Fiorentina, que entrara em falência. O AC Milan tornou-se assim no seu novo destino (apesar das várias investidas do Benfica interessado na sua contratação, onde é e sempre será um simbolo), clube onde conquistou uma Taça de Itália, uma Liga dos Campeões, uma Supertaça de Itália, um Campeonato e uma Supertaça Europeia. Representou o AC Milan durante 5 temporadas. O seu ultimo jogo pela seleção portuguesa foi na final do euro 2004 em Portugal, Estádio da Luz, casa cheia e uma nação inteira a dar força. Quiseram os Deuses Gregos que Rui Costa não tivesse a despedida merecida e que Portugal sonhava. De salientar ainda que Rui Costa se sagrou campeão do mundo em 1991 na categoria de sub-21, vencendo na final o Brasil na marcação de grandes penalidades. A final foi realizada no antigo estádio da Luz. Uma das noites mais marcantes da sua carreira foi quando, num jogo de preparação entre o Benfica e a Fiorentina, marcou um golo ao seu antigo clube. Não festejou, chorou e ouviu um Estádio da Luz repleto a aplaudi-lo. Durante anos questionou-se a hipotese de Rui Costa voltar ao Benfica. Ficou de fora do Campeonato do Mundo de 2006 na Alemanha, devido à sua vontade de deixar a seleção após o Euro 2004.
Hoje, no dia 25 de junho de 2006 é apresentado como novo jogador do Sport Lisboa e Benfica, a casa que o viu nascer como futebolista e que todos os anos sonhava com o seu regresso, abre-lhe as portas para a concretização dum sonho de infancia, acabar carreira no clube do seu coração.
Rui Costa um grande homem e um profissional como poucos, um verdadeiro ídolo para os adeptos do Benfica, da Fiorentina e do Milan.
És um Senhor! Benvenutto Maestro!
terça-feira, maio 02, 2006
Subscrever:
Mensagens (Atom)