quarta-feira, fevereiro 02, 2005

Jola


A cerveja é definida no dicionário de português como “Bebida levemente alcoólica, obtida por fermentação da cevada germinada (malte) adicionada de água e flores de lúpulo, para dar sabor e aromatizar”. Embora não exista uma localização temporal exacta, sabe-se que a cerveja remonta aos primórdios da história. Já no período neolítico o homem cultivava o milho e a cevada, o que nos leva à conclusão de que já tinham conhecimento de todo o processo de fermentação.

1. Nutricão - A cerveja é uma autêntica fonte de nutrientes e fibras solúveis e ao contrário do que muitas pessoas pensam, é compatível com uma alimentação equilibrada. Por isso, para aqueles que a evitam, com medo de atrapalhar a sua dieta alimentar, é importante ressaltar que o consumo moderado não é prejudicial para o organismo e serve como complemento da alimentação, já que contém pouco açúcar, nenhuma gordura e é rica em hidratos de carbono, vitaminas, minerais e outras substâncias benéficas ao nosso organismo.

2. Rins - Graças ao seu baixo teor de sódio, a cerveja produz um efeito diurético, o que estimula o funcionamento renal. Ajuda também a controlar a hipertensão.

3. Prisão de ventre e cancro do cólon - A cerveja, por conter fibras solúveis, aumenta a quantidade de fibras naturais do organismo, reduzindo assim as probabilidades de ccancro do cólon, além de aliviar a prisão de ventre.

4. Riscos cardiovasculares - Devido aos antioxidantes naturais e ao álcool que contém, aumenta os níveis do chamado “bom colesterol”. Assim, se consumida com moderação ajuda no combate às doenças que atacam o coração.

5. Caso não seja um apreciador da bebida, você pode usufruir os seus benefícios através da levedura de cerveja, que entre outras coisas, alivia o cansaço, aumenta as defesas do organismo, regula a função intestinal e melhora a textura da pele, dos cabelos e das unhas.

6. Gastronomia - A cerveja branca é indicada para acompanhar presuntos, patês, salsichas e toda a espécie de carnes salgadas e defumadas, bem como todos os tipos de queijos. A temperatura ideal para ser bebida oscila entre 7 e 9 graus centígrados. Quando muito fria, fica turva e perde a espuma. Os copos devem estar bem limpos, sem quaisquer vestígios de gordura, para não “matar” a espuma. A cerveja preta é ideal para acompanhar qualquer tipo de pescado. Melhor se degustada à temperatura ambiente, ou ligeiramente fresca.

Sem comentários: