terça-feira, dezembro 07, 2004

Nova revolução dos cravos? Não, revolução da bola!

Boas ppl.

Epá tou numa de escrever aqui qualquer coisa, sei que este blog tá cheio de bola e Pinillas mas sinto que devo escrever algo acerca de futebol porque todos nós, adeptos da bola, estamos a viver dias felizes com os mais recentes acontecimentos da segunda onda de suspeitos do caso "Apito Dourado".
Primeiro que tudo devemos agradecer à Dr. Maria José Morgado pela coragem que teve em iniciar uma investigação (para muitos condenada à nascenca) que visa os mais altos orgãos do futebol português e por enfrentar a ira dos muitos adeptos das instituições visadas pois esta, é uma investigação que pode fazer cair pessoas muito importantes e que se julgam estar acima da lei. Em segundo lugar, agradecer ao Dr. Dias da Cunha que muito tinha falado acerca de um "sistema" que muitos julgavam só ser possível nas obras surrealista de Salvador Dali. Eu próprio ignorava as declarações do actual presidente do Sporting Clube de Portugal por achar que ele falava sem provas, isto apesar de achar muita coisa estranha no futebol português.
Mas a verdade é que passou um ano depois do "Major" Valentim Loureiro (sabe-se lá o que este sr. fez para ser promovido a Major assim do nada...) ser notificado para fazer declarações, outra grande personalidade do futebol português, mais precisamente o Sr. Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do Futebol Clube do Porto, foi também ele notificado pela justiça portuguesa. A justiça é lenta mas actua. Para além dos árbitros que já foram chamados a depoimento, os "cabecilhas da rede do sistema" estão indiciados de alguns crimes de corrupção desportiva, falsicação de documentos e peculato (isto segundo alguns orgãos da comunicação social).
É com muito agrado que vemos estas pessoas que se julgavam deuses serem indiciadas e talvez punidas se se confirmarem as suspeitas. Infelizmente todos nós sabemos que estes tipos nunca irão ser condenados a nada de especial já que a sua condição financeira lhes permite continuar, muito provavelmente, a cometer estes actos sujos no futuro. Antes do Sr. Pinto da Costa e do Sr. "Major" Valentim Loureiro, o SCP e o SLB eram os dominadores do futebol português e estranhamente caíram depois desdes indíviduos chegarem ao poder. O Boavista passou de um clube de bairro a campeão nacional e indiscutível presença no mais alto escalão do futebol português. Hoje em dia possuí um estádio fantástico e condições para se desenvolver como clube. O FCP, apesar de ser um clube com algumas condições no futebol português na altura que o sr. Pinto da Costa assumiu a presidência, subiu repentinamente chegando várias vezes ao 1º lugar da 1ª divisão e a campeão europeu em 1987. Indiscutivelemente, o FCP lidera o futebol português desde a chegada deste senhor. O Benfica e o Sporting caíram no fundo (SCP - 18 anos sem ganhar o campeonato; SLB - já lá vão 10 anos). Algo está mal e isto faz-nos pensar, afinal será que o Porto é assim tão forte? Ou são os "negócios" que fazem a diferença? Só sei é que já ganharam mais uma taça UEFA, uma Liga dos Campeões e mais uns não sei quantos campeonatos. Mas o mais engraçado disto tudo era o o Senhor "Major" dar uma ajudinha ao clube da terrinha, o Gondomar! Mais um boavista ou apenas sonho de criança? Isto para não falar do cargo que este senhor ocupa ou ocupava - Presidente da Liga de Clubes... É só pensar um pouco pois tudo está ligado e faz sentido.
Chega de bandidos no futebol português e que os culpados sejam punidos severamente!

PS: entretanto proponho um presidente para o FCP, esse sim de alto gabarito, o Nando (adepto dedicado de vários clubes - menos o benfica claro - e operador especial de aparições públicas, perito em forcing de enquadramento de imagem televisiva e beijoqueiro profissional de reporteres "enviadas" especiais):

Sem comentários: